Poesia
infantil: diga sim!
Poemas para crianças podem ser lúdicos,
lindos e ainda deixar os pequenos mais sensíveis à leitura do mundo, como
defende o Prof. Hélder Pinheiro
10/03/2010
15:19
Texto Cynthia Costa
Texto Cynthia Costa
Foto: Dreamstime
Ao contrário do que
possamos imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as
crianças
A
poesia é um gênero quase natural para a infância. Ao contrário do que possamos
imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as crianças.
O que são poemas, afinal, senão brincadeiras com palavras e sentidos? A seguir,
o professor Hélder Pinheiro defende a leitura constante de poesia com os
pequenos, na escola e em casa: "Os professores e a família têm um papel
fundamental: cultivar a leitura e a audição de poesia, se possível, todos os
dias. Por que gostamos de música? Porque a ouvimos cotidianamente".
Especialista em literatura brasileira e, especificamente, poesia, Pinheiro
concedeu uma entrevista exclusiva ao Educar sobre a importância desse gênero
para as crianças.
Hélder Pinheiro é doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ensina literatura brasileira na Universidade Federal de Campina Grande (PB) e já publicou diversos livros e artigos sobre poesia. Entre eles, escreveu "Poesia na Sala de Aula" (Editora Ideia) e organizou "Poemas para crianças: reflexões, experiências e sugestões" (Editora Livraria Duas Cidades) e a coletânea "Pássaros e bichos na voz de poetas populares", que é altamente recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil.
Hélder Pinheiro é doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ensina literatura brasileira na Universidade Federal de Campina Grande (PB) e já publicou diversos livros e artigos sobre poesia. Entre eles, escreveu "Poesia na Sala de Aula" (Editora Ideia) e organizou "Poemas para crianças: reflexões, experiências e sugestões" (Editora Livraria Duas Cidades) e a coletânea "Pássaros e bichos na voz de poetas populares", que é altamente recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil.
Prof. Hélder Pinheiro :
Prof. Hélder Pinheiro : São várias questões: acho que a poesia não é
apreciada pelas crianças porque a escola e a família trabalham pouco com poemas
e, quando trabalham, ainda permanece o ranço de usar como pretexto para ensinar
alguma coisa. Recentemente, observei coleções de livros didáticos voltados para
1º ao 5º ano e constatei esse mesmo problema de 15 ou 20 anos atrás. Saindo do
âmbito escolar, a poesia de algum modo sempre está presente na vida das
pessoas, mas ler poesia de um modo mais cotidiano, ainda está longe de acontecer.
São várias questões: acho que a poesia não é
apreciada pelas crianças porque a escola e a família trabalham pouco com poemas
e, quando trabalham, ainda permanece o ranço de usar como pretexto para ensinar
alguma coisa. Recentemente, observei coleções de livros didáticos voltados para
1º ao 5º ano e constatei esse mesmo problema de 15 ou 20 anos atrás. Saindo do
âmbito escolar, a poesia de algum modo sempre está presente na vida das
pessoas, mas ler poesia de um modo mais cotidiano, ainda está longe de acontecer.
Prof. Hélder Pinheiro :
Prof. Hélder Pinheiro : Não sei se há uma sensibilidade específica para
ler poesia, mas com certeza quem lê mais poesia pode desenvolver uma
sensibilidade mais aguçada para alguns aspectos da língua e da vida como um
todo.
Não sei se há uma sensibilidade específica para
ler poesia, mas com certeza quem lê mais poesia pode desenvolver uma
sensibilidade mais aguçada para alguns aspectos da língua e da vida como um
todo.
Prof.
Hélder Pinheiro : Às vezes acho que a criança - estou
pensando na criança pequena, até 8 ou 10 anos - não percebe muita diferença. E
não se deve insistir, desde cedo, em conceitos, em especificidades. Mas, embora
não saiba a diferença, a criança pode experimentar esses gêneros de modo
diferente. Enquanto a prosa, a narrativa, tem um enredo, cativa o leitor ou
ouvinte para o desenrolar de determinados fatos e acontecimentos, o poema é
mais instantâneo. Uma criança que ouça: "A bela bola rola/a bela bola de
Raul", de Cecília, muitas vezes devaneia a partir deste primeiro verso do
poema. Imagina a bola rolando, o colorido das bolas, a brincadeira. Certamente,
o encanto da poesia para criança está, sobretudo, no som. A musicalidade é
fundamental para encantar as crianças - e os adultos também.
Prof. Hélder Pinheiro :
Prof. Hélder Pinheiro : A questão central é a musicalidade. E ela se dá
dos mais diversos modos: assonâncias, aliterações, rimas e repetições de
palavras são alguns dos procedimentos. Mas também há outros aspectos: uma poesia
mais conceitual, com imagens mais abstratas, no geral, tende a não encantar
muito a criança. No entanto, muitas vezes ela adora o som, embora não entenda
nada do sentido. Portanto, tema e forma (ou estrutura) devem sempre vir bem
casados, para que a significação seja sempre mais rica. Também a poesia para
crianças não deve ser muito longa. Há que se ter cuidado também com o
vocabulário: palavras muito rebuscadas muitas vezes tornam qualquer poema
pernóstico. Não acho que deva haver facilitação, mas também nada de querer
ensinar vocabulário a partir de poesia - o que até pode acontecer, mas
naturalmente.
A questão central é a musicalidade. E ela se dá
dos mais diversos modos: assonâncias, aliterações, rimas e repetições de
palavras são alguns dos procedimentos. Mas também há outros aspectos: uma poesia
mais conceitual, com imagens mais abstratas, no geral, tende a não encantar
muito a criança. No entanto, muitas vezes ela adora o som, embora não entenda
nada do sentido. Portanto, tema e forma (ou estrutura) devem sempre vir bem
casados, para que a significação seja sempre mais rica. Também a poesia para
crianças não deve ser muito longa. Há que se ter cuidado também com o
vocabulário: palavras muito rebuscadas muitas vezes tornam qualquer poema
pernóstico. Não acho que deva haver facilitação, mas também nada de querer
ensinar vocabulário a partir de poesia - o que até pode acontecer, mas
naturalmente.
Prof. Hélder Pinheiro :
: Há alguns
poemas que me acompanham pela vida afora. Sempre trabalho com eles na
disciplina Literatura infantil, aqui na UFCG. Por exemplo, "O colar de
Carolina", "Leilão de jardim" e "O menino azul", de
Cecília Meireles; gosto muito de um poema chamado "O girassol", de
Elias José. Um dos meus preferidos é "A dança dos pica-paus", de
Sidónio Muralha. "O pato", de Vinicius de Moraes. Talvez o mais
clássico, de que todos gostam, seja "A bailarina", de Cecília
Meireles. Todos eles são bastante musicais, retomam brincadeiras infantis e o
mundo animal. Muitos alunos de graduação e professores relatam experiências com
esses e outros poemas, trabalhados de modo lúdico, e os resultados são sempre
muito gratificantes.
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/poesia-todos-473871.shtml
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